As TVs utilizam tela de plasma e aparelho de Blu-ray também aceita mídias convencionais. Produtos podem ser testados na loja conceito da empresa, em São Paulo.
A Panasonic apresentou nesta quarta-feira (14/7) dois modelos de TV 3D e um player de Blu-ray que exibe mídias com conteúdo em 3D.
As TVs, uma com 50 polegadas (Viera TH-P50VT20) e outra com 55 polegadas (Viera TH-P55VT20), são as primeiras do país a usarem a tecnologia 3D em tela de plasma. Outros fabricantes utilizam a tela de LCD.
Daniel Kawano, analista de produto da Panasonic do Brasil, explica que o plasma pode trabalhar em uma frequência de 600 Hz (Hertz), enquanto que o máximo que uma tela de LCD pode atingir é de 480 Hz.
“Quanto maior essa frequência, melhor será a formação dos quadros por segundo. Isso é muito importante para filmes e outros conteúdos em 3D, já que a frequência tem que ser dividida por dois para ser enviada ao óculos que capta e monta a imagem para conseguirmos enxergar em 3D”, completa Kawano.
Além disso, o tempo de resposta (tempo que um pixel leva para mudar de cor) da tela de plasma é de 0,001 ms (milissegundo), enquanto que o menor tempo da tela de LCD é de 2 ms.
Somando essas características, a tela de plasma acaba por oferecer melhor definição de imagem para conteúdo em 3D, segundo a Panasonic.
Outro produto demonstrado foi o player de Blu-ray, modelo BDT300, que exibe conteúdos em 3D. O modelo se destaca por proporcionar uma experiência de imersão e profundidade devido à tecnologia UniPhier LSI, que permite ao player processar imagens Full HD na resolução de 1920 x 1080, no método chamado frame sequencial. Nesse método, as imagens para o olho esquerdo e direito são exibidas alternadamente, a fim de criar imagens 3D.
Outra característica do player é a qualidade de som profissional, que se deve a um filtro de variação de sinal HDMI, saída analógica 7.1 canais e ao Digital Tube Sound, que simula as características dos amplificadores de tubo.
O BDT300 também aceita mídias convencionais de Blu-ray e DVD, além de fazer up-scaling, técnica que aumenta o número de linhas de um filme em DVD para melhorar sua resolução.
Os produtos estarão a venda a partir do último trimestre de 2010 e ainda não possuem preços definidos. Mas a empresa já possui esses modelos para demonstração ao público, que estão expostos na loja conceito da Panasonic, localizada no Morumbi Shopping (SP), piso superior.
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