Por medidas de segurança não postarei o meu computador na lista, até para não menosprezar os outros. Quem de nós não sonha em ter um destes supercomputadores em casa? Mas na realidade eles têm mais utilidade do que aquilo que nós pretendia-mos para as nossas jogatinas e afins. Eles são muitos mais úteis na ajuda à ciência. A dica foi enviada pelo Ricardo Paladini (Coordenador do Cedaspy FLN).
Os supercomputadores são usados para cálculos muito complexos e tarefas intensivas, como problemas envolvendo física quântica, mecânica, meteorologia, pesquisas de clima, modelagem molecular (computação nas estruturas e propriedades de compostos químicos, macromoléculas biológicas, polímeros e cristais) e simulações físicas, como simulação de aviões em túneis de vento, simulação da detonação de armas nucleares armas e investigação sobre a fusão nuclear.
1 – XT Jaguar
O número 1 da lista do TOP500 é o XT Jaguar, fabricado pela Cray. O todo-poderoso está instalado em solo americano, no laboratório Oak Ridge National, em Tennessee, e corre um sistema baseado em Linux. Os cientistas usam os seus 224.162 núcleos de processamento para gerar uma potência de 1.750 teraflops de processamento e pesquisar temas relacionados à geração de energia limpa, entre outras coisas.
2 – Roadrunner
O Roadrunner, desenvolvido e construído pela IBM, é o número 2 da lista. O dispositivo está instalado numa área de quase 600 metros quadrados do Laboratório de Los Alamos, na cidade do Novo México, nos Estados Unidos. O Roadrunner é preparado para chegar aos 1.700 teraflops por segundo, contudo, seu pico foi de 1.100 teraflops. Os cientistas usam o maquinão para pesquisar, basicamente, os efeitos (e o poder) de armas nucleares.
3 – Kraken
Um supercomputador usado para diversos tipos de pesquisas acadêmicas leva a posição 3 da lista. É o Kraken, também desenvolvido pela Cray, que funciona no Instituto Nacional de Ciências da Computação, na universidade americana de Tennessee. Tem um processamento na casa dos 832 teraflops por segundo.
4 – JUGENE
É na Alemanha que fica o quarto supercomputador mais rápido do mundo. É o JUGENE, um hardware nervoso capaz de acelerar a 825,5 teraflops por segundo. Ele é utilizado por cientistas e pesquisadores do Jülich Research Centre. O JUGENE, também da IBM, corre um sistema Linux e, recentemente, foi classificado como um dos supercomputadores que menos consomem energia eléctrica.
5 – Tianhe-I
O número 5 da lista é um supercomputador chinês, chamado de Tianhe-I. Construído por engenheiros da Universidade Nacional de Defesa e Tecnologia, o supercomputador oriental foi construído para ajudar na construção de aeronaves e na exploração de petróleo. O pessoal do TOP500 constatou que ele é capaz de chegar aos 563 teraflops de cálculos matemáticos por segundo.
Pode consultar aqui a lista do TOP 500.
haha gostei x)
ResponderExcluir