Acaba de surgir mais um golpe do Facebook, dessa vez um pouco mais sério que os anteriores. Nele, o autor se aproveita da curiosidade e ingenuidade dos usuários da rede social para ganhar dinheiro!
Segundo o aplicativo utilizado no golpe, o vídeo só é desbloqueado depois de clicar em algumas propagandas, entre elas está a solicitação de cadastro do seu celular, onde a cada cadastro o autor do golpe ganha alguns centavos.
Como funciona:
Ao clicar no link que está sendo espalhado, você será levado a uma página de um aplicativo que diz que o seu computador não possui o plugin necessário para assistir ao vídeo, solicitando que você clique no botão Install plugin para instalar.
O que é instalado, na verdade, é um plugin chamado Microsoft Service Pack 1 1.0, claramente com uma tentativa de esconder o vírus por trás de um nome conhecido por todos nós.
Após instalar o plugin, é a vez das propagandas aparecerem na frente do vídeo, para que você clique e dê alguns centavos ao criador de tudo isso. Veja:
Além de tudo, o golpe ainda faz você compartilhar o vídeo com seus amigos e em diversas páginas pela rede social.
Como remover esse vírus e se livrar do golpe:
Desinstale a extensão Microsoft Service Pack 1 1.0 do seu navegador seguindo os passos abaixo de acordo com o navegador afetado:
- Google Chrome:
1- Clique em Personalizar e controlar o Google Chrome (um ícone de chave inglesa abaixo do botão fechar).
2- Agora clique em Ferramentas e Extensões.
3- Na lista de extensões instaladas, localize a extensão Microsoft Service Pack 1 1.0 e clique no ícone de lixeira logo ao lado (ou botão Remover se o seu Chrome não está atualizado).
- Mozilla Firefox:
1- Clique no botão Firefox e depois em Complementos.
2- Na aba Extensões, localize Microsoft Service Pack 1 1.0 e clique em Excluir logo ao lado para remover. Reinicie o seu navegador.
- Internet Explorer
1- Clique em Ferramentas e depois em Gerenciar Complementos.
2- Na aba Barra de Ferramentas e Extensões localize e desabilite Microsoft Service Pack 1 1.0. Reinicie o IE.
Fonte: infologico.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário