sábado, 4 de dezembro de 2010

Como banir sites de seu computador

Seja por motivos pessoais, profissionais ou apenas salutares, às vezes é preciso banir sites de nossos browsers. Quando você vai no automático, quando vê já digitou, e pimba, lá está a página. Felizmente existe um jeito simples, sem firewalls ou complicações, de lidar com isso e transformar sites indesejados em lindos erros 404.

É o truque mais velho do mundo, mas ainda funciona. No início da Internet não havia ainda o conceito de servidor de dns, para traduzir nomes amigáveis como www.profbonatelli.blogspot.com em endereços IP (Internet Protocol), como 200.187.64.16, que são o que os computadores efetivamente entendem. Para isso era usado um arquivo chamado HOSTS. Apenas um arquivo-texto, com endereços IP e nomes ao lado.

Por motivos de compatibilidade todo computador e sistema operacional ainda mantém um arquivo HOST, mesmo não o atualizando. É esse arquivo que vamos utilizar. Digamos que você queira se livrar do site http://www.allofmp3.com, uma loja pirata de MP3 na Russia, que usa a patética legislação do país para ganhar ares de legitimidade, mas viola todo e qualquer direito autoral conhecido. Seu irmão, que usa o computador, é duplamente desprovido de inteligência, primeiro por achar que está agindo legalmente comprando deles, segundo por colocar informação de cartão de crédito em um site pirata russo.

Como agir? Fácil: Vamos BANIR esses safados. Abra um NOTEPAD (iniciar/executar/notepad.exe). Nele, selecione abrir. No campo NOME DO ARQUIVO, digite:

D:\WINDOWS\SYSTEM32\DRIVERS\ETC\HOSTS

Ele abrirá algo parecido com:
# Copyright (c) 1993-1999 Microsoft Corp.
#
# Este é um arquivo HOSTS de exemplo usado pelo Microsoft TCP/IP para Windows.
#
# Este arquivo contém os mapeamentos de endereços IP para nomes de host. Cada
# entrada deve ser mantida em uma linha individual. O endereço IP deve
# ser colocado na primeira coluna, seguido do nome de host correspondente.
# O endereço IP e o nome do host devem ser separados por pelo menos um
# espaço.
#
# Adicionalmente, comentários (como estes) podem ser inseridos em linhas
# individuais ou após o nome de computador indicado por um símbolo ‘#’.
#
# Por exemplo:
#
# 102.54.94.97 rino.acme.com # servidor de origem
# 38.25.63.10 x.acme.com # host cliente x




127.0.0.1 localhost

Aqui tudo que precisamos fazer é forçar a inclusão do site que desejamos banir. O endereço IP 127.0.0.1 é um endereço especial que aponta para sua própria máquina. Vamos utilizá-lo. Adicione a linha:

127.0.0.1 www.allofmp3.com

Abaixo da linha “localhost”. Salve, confirme caso seu firewall reclame da alteração, e reinicie seu browser.

Pronto, toda vez que alguém tentar abrir o site www.allofmp3.com de sua máquina (ou qualquer outro que você resolver banir) receberá uma mensagem de site não encontrado. E usuários normais jamais lembrarão de verificar o arquivo HOSTS.

Fonte: Blog do Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário