terça-feira, 30 de novembro de 2010

[Vírus] Stuxnet: O espião de Serviços Secretos

Vírus invasor do serviço secreto dos governos de vários países, coleta informações oficias sigilosas e as revela para terroristas.

O Stuxnet, pode agir por conta própria ou direcionado a alvos específicos de acordo com a vontade do seu criador.
Ele assume o controle dos sistemas onde se instala através do rootkit, conjunto de ferramentas com finalidade mal intencionada.
Isso faz com que aconteçam reprogramações do Controlador Lógico Programável (CLP) dos sistemas afetados, delegando ao hacker, as permissões e privilégios dos computadores da rede invadida e as escondendo para dificultar sua detecção.

Inicialmente criado pelos ingleses com finalidade de ser uma defesa contra o programa nuclear do irã, tinha o objetivo de inibir o crescimento financeiro e industrial do país no cultivo de urânio. Suspeita-se que o Irã esteja desenvolvendo bombas nucleares.
Por consequência, o vírus caiu nas mãos de terroristas cibernéticos, os mesmos desenvolveram um site onde divulgam documentos oficiais e secretos das principais potências internacionais, impondo-as que os paguem valores milionários para que não divulguem suas informações.

Mais de 251 mil documentos oficiais secretos de governos internacionais já vazaram.
Apenas máquinas Windows executam este vírus e o único antivirus que o remove atualmente é o Kaspersky.


fontes: Jornal Nacional, Wikipedia, Kaspersky Lab e Microsoft.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário