sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Poder dos supercomputadores chega aos smartphones Android

Aplicativo do MIT permite que aparelhos com o sistema da Google consigam efetuar cálculos complexos.

Uma equipe do Massachussets Institute Technology (MIT), em parceria com a Texas Advanced Computing Center (TACC), arrumou uma maneira de levar o poder dos supercomputadores para os smartphones dotados com o Android.



Os pesquisadores desenvolveram um aplicativo e o instalaram em um smartphone com o sistema operacional do Google. O passo seguinte foi usar essa ferramenta para acessar o supercomputador Ranger. A partir daí, o telefone foi capaz de usar o poder de processamento do Ranger e resolver diversos problemas, visualizando os resultados em tempo real.

O projeto mostrou o potencial dos dispositivos portáteis para executar em tempo real, simulações complexas e resoluções de problemas de difícil solução.

O uso de dispositivos de pequena escala para a realização de cálculos não é algo exatamente novo. No entanto, o trabalho do MIT se diferencia por adicionar um sistema de limites de erro, que oferece uma gama de possíveis soluções e uma métrica mais precisa para saber se uma resposta é correta ou não.

“Você não precisa ter um computador poderoso na mão”, disse David Knezevic, um dos envolvidos do projeto do MIT. “Uma vez que você consegue criar um modelo reduzido, é possível fazer todos vários cálculos por meio de um smartphone. Nós temos um limite sobre o quanto estamos perdendo de precisão com este modelo, para que seja possível dizer com rigor o que estamos fazendo em termos de supercomputação em um telefone”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário