terça-feira, 8 de junho de 2010

ProfNews - Novo iPhone 4, conversas em vídeo e mais fino

Modelo chega aos EUA em 24 de junho, a partir de US$ 199.
Anúncio foi feito durante o evento WWDC, na cidade de San Francisco.


iPhone 4 
iPhone 4: câmera frontal, mais fino e nova tela.
(Foto: Robert Galbraith/Reuters)

Após um protótipo do aparelho ter sido roubado em um bar e as imagens terem vazado na internet, a Apple apresentou oficialmente nesta segunda-feira (7) o novo modelo do telefone celular iPhone. Batizado de iPhone 4, o aparelho tem como principais características uma tela de alta definição, design mais fino e uma câmera frontal, que permitirá conversas em videoconferência.



Nos EUA, o telefone será vendido a partir do dia 24 de junho, por US$ 199 na versão com 16 GB de memória, e US$ 299 pelo modelo com 32 GB. O lançamento será simultâneo no Japão, França, Alemanha e Reino Unido.
Quarta versão do telefone introduzido pela Apple em 2007, o iPhone 4 é 24% mais fino do que o modelo 3GS, apresentado há um ano. O smartphone virá revestido de vidro na parte frontal e na traseira, e estará disponível nas cores preto e branco.
A câmera tradicional, na parte traseira, utilizada para fotos e vídeos, ganha um flash para imagens em locais escuros, além de resolução de 5 MP, contra 3 MP do modelo anterior. A gravação de vídeo é em alta resolução, com 720 linhas progressivas capturadas em 30 quadros por segundo. A câmera frontal permitirá chamadas em vídeo, por meio de um aplicativo batizado de FaceTime.
A tela, que utiliza tecnologia batizada de "Retina Display", terá resolução de 326 pixels (ou pontos) por polegada, contra 163 pixels das telas utilizadas nos três modelos anteriores. O tamanho do display, no entanto, permanece igual. Com a alteração, a celular passa a exibir quatro vezes mais pontos na tela, de 960x640 pixels.



Em vez de uma antena, o aparelho utilizará a estrutura lateral de aço para receber sinais de celular. No "coração", o telefone terá o mesmo chip Apple A4 utilizado no iPad. As funções Wi-Fi, GPS e Bluetooth, já presentes nos modelos anteriores, seguem disponíveis.
Com a utilização do chip, o iPhone ganhará em eficiência no consumo de bateria, segundo Jobs. O novo modelo tem autonomia até 40% maior que seu antecessor. Na apresentação, a Apple afirmou que o iPhone 4 fica ligado por até 300 horas em modo stand-by.
Para quem utiliza o iPhone como videogame, a novidade é o sistema de giroscópio, que aumenta a precisão na leitura de movimentos do aparelho. O giroscópio capta velocidade e a força dos movimentos do usuário. O iPhone já tinha acelerômetro, sensor de proximidade e bússola.
Steve Jobs mexe no iPhone 4 
Jobs, com o novo iPhone 4. (Foto: Paul Sakuma/AP)
Sistema rebatizado
O anúncio do novo modelo foi feito pelo CEO da empresa, Steve Jobs, na abertura da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2010, que vai até 11 de junho na cidade San Francisco, nos Estados Unidos.
No evento, Steve Jobs aproveitou para rebatizar o sistema operacional do iPhone, anteriormente chamado simplesmente de iPhone OS. Como o programa já está presente no iPhone Touch e no iPad, ele agora passa a se chamar iOS. A nova versão, iOS 4, que já havia sido apresentada em abril, tem como maior novidade a possibilidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo. Também é possível criar pastas de aplicativos, além de acessar uma caixa de e-mail unificada. O sistema será disponibilizado para download em 21 de junho, e poderá ser instalado em telefones iPhone 3G e 3GS.
No novo iOS4, a Apple adicionou o Bing, da rival Microsoft, entre as opções de buscadores disponíveis. A mudança é uma resposta ao Google, que tem mostrado crescimento no mercado de telefonia celular com seu sistema operacional Android.
O programa ganha também o sistema de anúncios iAd, que insere publicidade no ambiente dos aplicativos para iPhone, iPad e iPod Touch. Nissan, Citi, Unilever, AT&T, Chanel, General Electrics, Sears e Disney estão entre as empresas que já fecharam acordo com a Apple para anunciar pelo iAd.
iPhone 4 
iPhone 4 chega aos EUA dia 24. (Foto: Divulgação)

iPad
Antes de mostrar o novo iPhone, Jobs aproveitou o evento para falar do iPad, o tablet da Apple. Segundo ele, um aparelho é vendido no mundo a cada três segundos. Na App Store, loja virtual de aplicativos, já são vendidos 8.500 programas exclusivos para o sistema. No total, os proprietários de iPad já fizeram o download de 35 milhões de aplicativos.
O desempenho do iPad impulsionou a Apple em mais um mercado: o de livros digitais. Partindo do zero, no lançamento do aparelho nos EUA, em 3 de abril, a Apple já é responsável, segundo Jobs, por 22% das vendas de eBooks no mercado americano. O valor representa 5 milhões de livros comercializados. A Amazon, líder do setor, já atua neste mercado desde novembro de 2007, com o lançamento do Kindle.

Locação de vídeo e 'Farmville'
Desenvolvedores foram chamados ao palco por Jobs para apresentar novidades para iPad e iPhone. Entre os destaques estão a chegada do jogo social "Farmville", sucesso no Facebook, para iPhone, e do sistema de download de filmes Netflix.

A Zynga, desenvolvedora do “Farmville” anunciou uma versão do game para o celular. No jogo, o usuário cuida de uma fazenda virtual. Itens extras poderão ser comprados diretamente no game, e haverá avisos que os usuários receberão pelo sistema de alertas "push".
O iPhone também ganhou o aplicativo de aluguel e compra de filmes digitais Netflix. Os usuários do aparelho poderão baixar filmes sob demanda. Presente nos videogames PS3, Xbox e Wii, o serviço não está disponível no Brasil.
Mais de 5 bilhões de aplicativos já foram baixados na App Store e, segundo Jobs, a empresa pagou mais de US$ 1 bilhão aos desenvolvedores, que recebem 70% do valor pago pelos consumidores.
iPhone 4 nuvem 
Jobs, durante apresentação do iPhone 4 em San Francisco, nos EUA. (Foto: Paul Sakuma/AP)

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