Mesmo com o crescimento das redes sociais, ainda são as mídias tradicionais que pautam os assuntos comentados na internet. O instituto Pew Research Center divulgou um estudo no qual revela que mais de 99% das notícias tratadas em blogs são provenientes de notícias transmitidas por emissoras de TV e jornais.
O estudo também mostrou que 80% desse conteúdo sai de BBC, CNN, The New Tork Times e The Washington Post. O Twitter é outro "dependente" dessa relação. No microblog, metade dos temas sai de assuntos já noticiados anteriormente nas mídias tradicionais.
Assuntos diferentes
Outra constatação do levantamento é de que as redes sociais dão atenção a assuntos diferentes daqueles da mídia tradicional. Nos Estados Unidos, onde foi feito o estudo, os blogs compartilharam a mesma temática dos outros veículos em apenas 13 das 49 semanas pesquisadas. Já no Twitter, foram 4 de 29 semanas e, no YouTube, o número foi de 8 em 49 semanas.
Mas essa diferença também ocorre entre as principais redes sociais pesquisadas. Em 29 semanas seguidas, apenas em uma ocasião Twitter, blogs e YouTube trataram sobre o mesmo assunto: os protestos sobre as eleições no Irã, em junho passado.
Em blogs, 53% das notícias destacadas em uma determinada semana foram tema principal por um período máximo de três dias. No Twitter, isso acontece com 72% dos temas.
Com informações da Folha de S.Paulo
Redação Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário