terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Dicas dos Prof´s - Função SE - dor de cabeça de muitos



Função SE

A dor de cabeça de muitos alunos de Planilhas eletrônicas passa por essa função, que é muito conhecida dos programadores de computador. A função SE determina condições para um resultado. A melhor forma de entendê-la é “falando” o que ela faz. Por exemplo: se a nota do aluno for maior do que 5, então ele está aprovado. Caso contrário, está reprovado. Ou algo mais elaborado como aquela boa e velha escala: Ruim, regular, bom e ótimo. Vamos ver como isso funciona:

Sintaxe:
SE(condição; condicao_atendida; condicao_nao_atendida)

Condição: Aqui recebe a condição para obter o resultado. A condição é composta por: valor base, operador de comparação e base de comparação. Vejamos na prática: Nota > 5. Ou mesmo pode se referenciar a uma célula A3 > B7. Sendo A3 recebe a nota do aluno e B7 recebe um valor de nota.


condicao_atendida: recebe a mensagem de que será retornada caso a condição seja atendida, no caso das notas, aqui entraria um “aprovado”.


condicao_nao_atendida: recebe a mensagem de que retornará caso a condição não foi atendida. Por exemplo, os alunos com nota 4 serão reprovados.


Dica: as condições atendidas e não atendidas podem receber outras funções, até mesmo a própria função SE. Abaixo, podemos ver um exemplo de avaliação de alunos de Ruim até Excelente:


Repare que a função verifica se a nota é igual ou acima de 8. Caso for, indica uma nota boa. Antes de retornar o “bom”, ela verifica se o aluno tirou 10, caso afirmativo, mostra “Excelente”, caso contrário (ou seja, é menor que 8) ela novamente verifica se a nota é maior ou igual a 4. Se for, mostra regular, caso contrário, retorna "ruim".

Ta dada a dica, existem muitas variações dessa função, em breve postarei algumas delas.

2 comentários: